Site fora do ar, o que fazer?

Separamos em 4 tópicos principais os motivos que podem deixar um site offline, confira em cada um o que pode gerar a situação indicada e o que fazer: 

  • Site apresentando algum tipo de erro
  • Problemas no domínio e DNS
  • Descumprimento dos Termos de Serviço (TOS) 
  • Questões relacionadas ao financeiro da conta 

Site apresentando algum tipo de erro

 

Muitas vezes o seu site pode ficar indisponível, pois um dos erros abaixo pode estar afetando o funcionando dele, como:

  • Site com erro 404
  • Site com erro 500
  • Erros gerais de PHP
  • Sites WordPress com o erro "Missing MySQL Extension"
  • Problemas com o SSL (ex: site não seguro)

Site com erro 404

 

O código 404 indica “página não existente”, esse erro pode ser causado por um redirecionamento incorreto, um arquivo inexistente, um apontamento incorreto ou quando o domínio não responde no servidor. 

 

Site com erro 500

 

Esse erro indica uma dificuldade no processamento do servidor que pode ocorrer por diversos fatores, como:

  • Permissões da hospedagem incorretas;
  • Problemas no arquivo .htaccess;
  • Consumo de recursos do servidor;
  • Limite da memória PHP;
  • Conflito entre versões PHP;
  • Erro em plugins.

 

Erros gerais de PHP

 

O uso de versões de PHP não atualizadas pode gerar falhas graves de segurança em aplicações, ou então usar mais de uma versão de PHP para o mesmo site pode gerar conflitos entre elas.

 

Para esses casos você deverá atualizar para a versão PHP para a mais recente

 

Sites WordPress com o erro "Missing MySQL Extension"

 

Esse erro indica que está faltando a extensão do MySQL na instalação, isso ocorre devido ao conflito de PHP causado pelo uso de duas opções de alteração de PHP do cPanel.

 

Problemas com o SSL 

  

Esse problema poderá ocorrer por inúmeros motivos mas o mais comum é devido a hospedagem conter a instalação de SSL (https) mas na estrutura do site ainda conter elementos sem o SSL (http), gerando conflitos SSL.

 

Para resolver essa situação, é necessário que você altere todos os elementos da estrutura do seu site (imagens, vídeos, documentos, etc) do protocolo http para https.

 

Problemas no domínio e DNS

 

Confiras os principais problemas que envolvem o domínio (nome do seu site)hospedagem (armazenamento dos arquivos do site) e o DNS (código de conexão entre o domínio e a hospedagem):

  • O DNS do domínio não foi atualizado/alterado - conectar o domínio com a hospedagem
  • Domínio com o DNS errado
  • Alterou o DNS recentemente - processo de propagação
  • Domínio expirado/congelado
  • Domínio suspenso no ICANN (órgão responsável por registros de domínios)
  • Domínio pode não ter sido registrado (o nome do site vinculado a sua documentação)

 

O DNS do domínio não foi atualizado/alterado

 

Se você comprou o registro de domínio separadamente do plano de hospedagem, ou então migrou o seu site para uma nova hospedagem será preciso conectar o domínio com o plano de hospedagem

 

 

Para isso, você vai precisar realizar a configuração no painel onde o domínio foi registrado, ou seja, alterar o DNS - dessa forma os servidores entenderão que o domínio está vinculado ao plano de hospedagem para deixar o site online :)

 

Domínio com o DNS errado

 

Após ter alterado o DNS da hospedagem, ou até mesmo ter migrado o site para uma nova hospedagem, pode ser que o código que conecta o seu domínio com a hospedagem esteja incorreto.

 

 

Alterou o DNS recentemente - processo de propagação

 

Ao alterar o DNS do seu domínio você estará vinculando o domínio com o plano de hospedagem.

 

Após a alteração, inicia-se o processo de comunicação do site com o servidor - que poderá durar até 72 horas e é útil para que seu site seja exibido em todos os lugares do mundo.

 

Durante a propagação é normal que o site oscile entre online e offline, portanto caso tenha realizado a alteração do DNS a menos de 72 horas, aguarde o término do prazo e realize novos testes de acesso =)

 

 

Domínio expirado/congelado

 

Todo domínio registrado possui um prazo de validade, geralmente este prazo é de 1 ano, podendo ser estendido conforme a necessidade do dono do registro do domínio.

 

Quando o domínio vence, ou seja, atinge o prazo de validade, ele assume o status expirado ou congelado e sai fora do ar.

 

Para colocá-lo no ar novamente, é preciso renovar o pagamento do registro junto a empresa em que ele foi registrado

 

Caso tenha registrado o domínio na Lamp e ele esteja expirado/congelado:

  • Acesse o Portal do Cliente e na Fatura
  • Para reativar o domínio mais rapidamente, recomendamos o pagamento com o Cartão de Crédito

 

Domínio suspenso no ICANN (órgão responsável por registros de domínios)

 

Se você possui um domínio internacional (todas as extensões, exceto .br) e ao acessar o site vê uma mensagem de site suspenso é sinal de que você precisa validar o seu e-mail de contato junto ao ICANN.

 

Essa validação poderá ser realizada através do Portal do Cliente e após a confirmação o site deverá operar normalmente.

 

Domínio pode não ter sido registrado (o nome do site vinculado a sua documentação)

 

Para que um site esteja no ar, um dos requisitos é registrar um nome de domínio para ele - esse registro vincula o documento de uma pessoa física ou jurídica ao domínio por um prazo determinado por você

 

Para ter um site online é necessário ter um domínio registrado (nome do site) e uma hospedagem (local de armazenamento de arquivos) =)

 

Portanto, se você comprou apenas o plano de hospedagem sem o registro do domínio é necessário registrar o domínio.

 

Descumprimento dos Termos de Serviço (TOS)

 

Quando um site infringe algum dos Termos de Serviços da Lamp inc, fazemos um bloqueio preventivo e encaminhamos uma notificação para o e-mail cadastrado na conta.

 

Questões relacionadas ao financeiro da conta

 

Caso a sua hospedagem esteja vencida há mais de 7 dias, ele pode estar suspensa ou então se comprou a hospedagem recentemente e ela ainda não esta ativa - é provável que ela esteja em análise.

 

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como remover um IP da lista de bloqueio?

Como identificar a lista de bloqueio     1No menu do site MxToolbox, clique em Blacklists...