Requisitos
Para realizar um backup de suas contas e e-mails, você vai precisar cumprir os seguintes requisitos:
- Possuir acesso ao cPanel da hospedagem. Confira como acessar o cPanel.
Como criar backup de contas e e-mails no cPanel
- Partindo do seu cPanel, acesse o Gerenciador de arquivos.
- No diretório raiz da sua conta cPanel, localize o diretório
etc
, clique com o botão direito e depois clique em Compress.
O diretório etc
é o responsável por conter os dados das contas de e-mail de todos os domínios da sua conta cPanel.

- Existem vários tipos de compactação possíveis de se fazer, selecione o que você preferir, nesse exemplo faremos com o formato zip. Em seguida clique em Compress Files.
Se o limite de armazenamento de disco ou de inodes da sua hospedagem já estiver no máximo ou próximo do máximo, você pode não conseguir realizar a compactação desse diretório. Nesse caso será necessário liberar parte do espaço antes.

- Em seguida localize o diretório
mail
e clique em Compress. Selecione o mesmo tipo de compactação usado anteriormente.
O diretório mail
é o responsável por conter os e-mails de todas as contas de cada domínio da sua conta cPanel.

- Agora que você já possuí as versões comprimidas dos diretórios
etc/
email/
, selecione os arquivos compactados (nesse caso oetc.zip
email.zip
) e clique em Baixar para fazer o download deles para seu dispositivo.

- Após realizar o download dos arquivos de backup, você já pode deletar eles para não ocuparem espaço de disco do seu servidor de hospedagem. Basta selecionar os arquivos, clicar com o botão direito e depois em Delete.

- Pronto! Você realizou o backup das contas de e-mail e e-mails com sucesso!
Você pode restaurar esses backups importando esses mesmos arquivos de volta para o servidor de hospedagem e descompactar os arquivos substituindo arquivos repetidos.